top of page
Writer's pictureuniscmun

UNISC MUN faz parte do #DesafioRefugiado da ACNUR

O ACNUR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, lançou o #MUNRefugeeChallenge (#DesafioRefugiado) em 2020 como forma de estimular estudantes de todo o mundo a encontrar soluções para os refugiados durante os seus debates em Model United Nations.


Para os estudantes, participar do MUN Refugee Challenge do ACNUR é uma oportunidade de passar da simulação à realidade. A Agência acredita que os jovens têm um papel central a desempenhar na procura de formas de ajudar os refugiados a prosperar e não apenas a sobreviver.


Nos últimos 3 anos, mais de 60.000 estudantes em 80 países participaram do MUN Refugee Challenge. As resoluções produzidas foram revisadas por um júri de colegas do ACNUR, especialistas em refugiados.


O UNISC MUN 2023 debaterá o tema "O deslocamento em massa no Afeganistão: abordagens para gerenciar a migração forçada e garantir a segurança e bem-estar dos indivíduos deslocados" no comitê do Conselho de Segurança. Com isso, nosso objetivo é propor aos participantes a oportunidade de elaborar uma resolução que enderessem os desafios e abordagens para gerenciar o deslocamento forçado na região do Afeganistão.


Pessoas Deslocadas Internamente, ou PDI, são pessoas que foram forçadas a fugir das suas casas devido a perseguições, conflitos, violência ou catástrofes, mas que não cruzaram uma fronteira internacional. Ao contrário dos refugiados, os deslocados internos continuam a ser cidadãos ou residentes habituais do seu país. Podem invocar os seus direitos como cidadãos, mas não têm um estatuto especial ao abrigo do direito internacional.


Os deslocados internos representam 60% das pessoas forçadas a fugir. Por vezes ficam presos em zonas de conflito onde a violência ou outras ameaças os impedem de chegar à fronteira. Frequentemente deslocam-se para zonas onde é difícil prestar assistência humanitária. Embora tanto os refugiados como os deslocados internos sejam vulneráveis, os refugiados tendem a estar mais à vista do público, enquanto os deslocados internos recebem menos atenção dos meios de comunicação social e dos decisores.


Com a ajuda de terceiros, o ACNUR fornece abrigo aos deslocados internos. Isto envolve fornecer o tipo certo de materiais (por exemplo, folhas de plástico, madeira, bambu, tijolo), produtos (por exemplo, tendas ou kits de abrigo), ferramentas, especialistas (por exemplo, construtores, consultores técnicos), dinheiro, etc.




0 views0 comments

Comments


bottom of page